Nossa missão
O Projeto CANTANDO A PAZ trata-se de uma iniciativa oferecida há mais de 10 anos pelo INFOMUC- Instituto de Fomento e Apoio a Música e a Cultura, para viabilizar o acesso das comunidades populares a cultura musical, entendendo-a como recurso de participação social, estimulando a expressão e a manifestação musical para a superação de desigualdades sociais e, assim, constituindo-se em uma ação de cidadania. Norteado pela missão de “Promover o fomento ao exercício dos direitos culturais e sociais democratizando o acesso livre aos valores e bens culturais locais e apoio técnico-instrumental para produção musical e fortalecimento da cadeia produtiva/criativa de música”.
Definindo os bairros do Jordão, localizados na cidade do Recife, como prioritário para a atuação da iniciativa, por seus indicadores sociais desafiadores e suas potencialidades locais. O território é um dos mais populosos da capital pernambucana, com cerca de 72 mil habitantes, registrando as maiores taxas de homicídios do município, alcançando entre 30 e 35 por 100.000 adolescentes com idades entre 10 e 19 anos e o bairro do Ibura apresenta também, o menor Índice de Desenvolvimento Humano da cidade do Recife, sendo que em 2010 o seu IDHM era de apenas 0,772. (Censo do IBGE de 2010). Entre 2016 e 2023 ocorreram 489 homicídios de adolescentes e jovens, fazendo do bairro o maior acumulador de homicídios de jovens da cidade.
O Jordão é um dos mais afetados quando se trata da qualidade dos serviços prestados na comunidade, ou sobre criminalidade, uso de drogas e gravidez na adolescência. Porém, também chama a atenção pela sua grande capacidade para enfrentamento a esses problemas sócio-político-econômicos estruturais que atingem a localidade, mesmo sendo uma região de alta vulnerabilidade, o bairro também é um local com muitas potencialidades que abarcam apoio e incentivos comunitários.
O projeto CANTANDO A PAZ faz o agrupamento de crianças e de adolescentes dessas comunidades em núcleos de ensino musical. Seu principal objetivo é promover uma intervenção que motive a infância e a juventude a melhor se conhecer e estruturar para o desempenho de seu papel comunitário, evitando o grave risco social de alijá-las do direito de pleno desempenho da cidadania. Será um programa de formação de núcleos orquestrais, através de oficinas de música.
O ensino da música, além de conter aspectos lúdicos que despertam o interesse e promovem o entretenimento, é um comprovado fator de depuração cognitiva, de manifestação expressiva e de socialização do indivíduo. Ao optar por desconstruir a noção de cidades partidas em razão das graves iniquidades observadas na sociedade brasileira, o projeto CANTANDO A PAZ investe no atendimento sócio psicológico e educacional, propiciando a preparação dos participantes para uma integração com jovens de outras camadas sociais mais favorecidas, na certeza de que apenas pela aproximação e pela compreensão será possível construir um futuro mais justo e equânime neste país.